terça-feira, 7 de agosto de 2012

Voltei... Com brevíssimas anotações

Eu sumi por um motivo razoável. A comida deixou temporariamente de ser prioridade para mim. Muitos dos hábitos saudáveis foram mantidos, com mais ou menos esforços, para não deixar que a correria dos afazeres se impusesse sobre as mudanças benéficas para o corpo. Não abandonei as atividades físicas por completo [somente a bicicleta, um pouco], diminui o ritmo da alimentação supersaudável, mas isso só significa que o que era muito radical foi sendo moldado a uma rotina menos rígida de comportamento, afinal uma pizza caseira no fim de semana não mata ninguém. Só tenho que me esforçar para beber muita água, porque isso sim é uma coisa difícil de se fazer, especialmente no inverno.

Como essas não notas corridas, eu vou ser breve no assunto. Tenho que deixar aqui uma salsa de manjericão, salsinha e azeitonas incrivelmente gostosa, uma base de tempero para sopa que se tornou padrão em casa e uma receita de molho de rúcula, que já apareceu aqui, com algumas alterações benéficas. Tudo muito verde, saboroso e nutritivo.

Começando pela salsa que é rápida, fácil e inspirada em uma receita do Jamie Oliver. Combina com batatas cozidas ou assadas, com macarrão, carne e outra infinidade de coisas. No dia que eu fiz misturei com batatas cozidas ainda quando estavam super quentes. Em um processador vai salsinha, manjericão, azeitona, alho [1 dente], sal, pimenta do reino, um pouco de água para ajudar a processar e um pouco de azeite para diluir. Para misturar com as batatas vale colocar algumas folhinhas de alecrim no final [sem processar, porque fica forte].

O molho padrão [ficou ótimo na sopa de ervilha] foi um daqueles felizes acidentes culinários que não acontecem com frequência. Queria fazer sopa de ervilha e só tinha 1 dente de alho em casa [uma vergonha, eu sei, mas era isso que eu tinha]. Em compensação tinha uma sobrinha da salsa que havia feito para as batatas, a qual estava ainda no potinho do miniprocessador - sinal cósmico que alguma coisas iria sair dali??? Peguei a sobra, coloquei meu dente de alho, gengibre, grão de pimenta branca e folhas de alho poró [só a parte verde] e algumas pimentas rosa [se não me engano, pois já faz tempo]. O molho está pronto, misturei na panela com um refogado de bacon, cebola roxa [tenho trocado a cebola comum pela roxa porque é muito melhor e a cebola está um assalto mesmo, então, não faz diferença pagar um pouco mais na roxa] um pedacinho da parte branca do alho poró. Deu um sabor bem particular a sopa, mas ficou ótimo.

O molho de rúcula... Passou tanto tempo que não me lembro mais dele. Hoje é dia 21/11 e não tenho como recuperar ele todo de memória. Bad for me! Acho apenas que bati rúcula leite e amido de milho no liquidificador e depois levei ao fogo para engrossar. A rúcula anda meio sumida, mas assim que voltar eu tento novamente.