domingo, 10 de fevereiro de 2013

O sorvete (frozzen) ficou incrível

Pois é, quase três meses depois, I',m back! E com uma preguiça enorme de escrever aquilo que eu tenho que escrever por obrigação. Bobagem e devaneio saem aos montes dessa cabeça insana.

Mas eu tinha que voltar, primeiro porque estou esquecendo os pratos de faço e não tenho onde consultar [again!] e o "lembrar" foi o fator motivador desse blog. Segundo porque acabo de comer meu último e ultimate frozen yogurt. Nem acreditei de tão macio que ficou. Quando fui retirar do pote a colher entrou naquela massa branca sem nenhuma resistência e foi rolando uma bola perfeita. Tá, não muito perfeita, porque a preguiça me fez deixar de lado a colher de sorvete e porque eu não tenho tantas habilidades decorativas assim.

Só que eu tomei a primeira colherada e fiquei feliz por ter produzido aquilo. Azedinho, macio e completamente homogêneo. Segue a receita.

Peguei um litro de iogurte integral e natural [na garrafa dizia apenas leite e fermento lácteo]. Deixei ele sorando por algumas horas [não sei quantas horas, porque sou um fiasco para processos controlados, mas foi algo como cinco ou seis horas]. O processo de dessorar consiste em deixar o iogurte descansando sobre uma peneira forrada com um pano próprio para fazer queijo. Como não tenho o tal pano, utilizo aqui em casa uma fralda de pano de bebê [espero que essas coisas só entrem nesta casa para esta finalidade]. Durante esse processo a os sólidos se separam do líquido. O iogurte sobre a peneira [com os sólidos, é claro] fica denso e muito, mas muito mais consistente. O líquido que fica sob a peneira, e por isso é bom ter uma tigela aparando o que cair, é rico em proteína e pode ser utilizado para fazer bolo, biscoito entre outras coisas. É nutritivo e dura um tempo se guardado em geladeira.

Foto tosca da câmera do computador

Depois disso, e já lá pelas 10 da noite de ontem misturei com o mixer o iogurte [só a parte sólida, heim], que deu cerca de 500 gramas, coloquei um pouco do líquido para chegar a 500 gramas; 100 gramas de creme de leite, 3/4 de xícara de açúcar cristal, meia colher de chá de sal, uma jogadinha de essência de baunilha e uma tampinha de limão que tinha sobrado espremido. Tudo misturado, foi para a geladeira e hoje de manhã para a sorveteira.

Foto menos tosca, mas também da câmera do computador
Pronto, aí está a receita de sucesso, mas ainda preciso testar ela sem o creme de leite pra ver se funciona tão bem quanto.