A primeira receita do blog é uma grata surpresa que acabou de ficar pronta e já foi devorada. O primeiro suflê a gente nunca esquece.
Na verdade era pra sair um omelete, mas bati demais e virou um suflê. Acredito que foi a falta de pressão que rola no primeiro suflê que fez com que desse certo. Se eu tivesse ido fazer suflê ia murchar todo, por causa da Lei de Murphe.
A receita foi a seguinte.
Primeiro untei a forma, mas usei azeite e um pouquinho de farinha. Depois separei gemas e claras de 4 ovos, bati as claras até atingirem e famosa consistência dos picos nevados (lembrar de procurar fotos). Em uma outra tigela misturei com vontade as gemas, 1 polenguinho (sim o polenguinho do pão com média na padaria), meia cebola picadinha, um pouco de óregano, uma pouco de frango desfiado (acho que umas 150g dá), mas peguei um pouco e coloquei na receita. Além disso, meia xícara de leite, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 colher de sopa meio tímida de fermento em pó químico (vulgo pó royal).
Essa é a parte fácil, depois veio a temida incorporação das claras batidas com o resto da receita. Mas esta etapa foi tranquila, pois fui misturando e as coisas foram acontecendo, quer dizer os ingredientes se fundindo sem perder a consistência da clara em neve.
Joguei tudo isso no refratário pequeno e forno. Quando começou a corar em cima e em baixo, retirei do forno e servi na mesma hora. Tava com muito medo de murchar, mas deu certo. O suflê ficou uma delícia e foi muito aprovado.
Existem 1.475.876 sites sobre gastronomia, culinária, receitas e afins... Desses, eu frequento com certa regularidade pelo menos uns 598.009... Mas, nem sempre, para não dizer quase nunca, as receitas que vejo são seguidas à risca... Às vezes, mudo um ingrediente, às vezes, pego um pouco de umas três ou quatro receitas... Criei esse blog de mim para mim mesma como uma forma de ter sempre um lugar para lembrar quais receitas funcionaram, de quais eu gostei e como foram feitas por mim.