quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Um dia e meio bolo

Voltei, de novo! Talvez com mais certeza da volta. Ou não! Estou evitando pressões de todos os tipos e até escrever num blog despretensioso pode se tornar uma coisa opressora em caso de descuido.

A receita é copiada de um site bom de bolos - o Technicolor Kicthen -, mas com algumas modificações para se adaptar ao que tinha na geladeira e para dar fim a 2/3 de um limão que estava perdido depois de ter sido utilizado apenas em parte em um tabule.

O bolo vale muito à pena e é esse aqui. A quantidade de ingredientes e etapas é algo meio exagerado. Um mundo de manteiga e ovos e açúcar que quase não bateu na minha pobre batedeira fraca. O resultado entretanto valeu cada grama de manteiga utilizada, pois a textura do bolo ficou impecável e extremamente delicado. Desmanchando na boca. Não é exatamente um bolo aerado, mas ficou uma pintura. Sem contar o aroma de limão que ficou em toda a casa até a hora de dormir. Lembro da exata sensação que tive ao abrir o forno para conferir se o bolo estava pronto: uma agradável surpresa olfativa quase inebriante que já me deixou satisfeita com a receita sem nem prová-la.

Quanto ao sabor e sucesso do bolo, se justifica pelo título do post. Ele foi feito ontem (20/11/1012) à noitinha, por volta das 19h. HOje quando cheguei do trabalho para o mais que perfeito [e merecido] café da tarde lá estava ele me esperando, ainda mais gostoso do que quente como comemos ontem [não deu pra esperar o bolo esfriar nem para retirá-lo da forma]. Ao final dos trabalhos  sobrou só meio bolo. E olha que o tamanho do bicho é uma ignorância, apesar da leveza e fofuras inerentes.

Um dia

Meio bolo
Quase que esqueço de anotar as modificações feitas na receita original:

  • usei apenas 200 gramas de manteiga e duas colheres de óleo de canola [o último é desnecessário, mas eu fiquei na dúvida da manteiga, bota ou não tudo e acabei usando um pouco de óleo pra compensar]
  • usei duas colheres de chá de fermento, porque não confiei na quantidade ínfima de fermento da receita original, especialmente em relação à proporção dos outros ingredientes
  • usei suco de 3/4 de um limão grande porque queria que ele acabasse e também porque gosto do bolo mais azedo
  • usei apenas 350 gramas de açúcar cristal
  • no lugar do buttermilk coloquei um copo de iogurte de 170 gramas e completei com leite até dar uma xícara.
  • Ah! Também não usei gengibre cristalizado, porque não tinha e não era a proposta desse bolo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário