Quando você não pensou no almoço e o seu corpo começa a emitir sons e sinais de protesto contra sua existência diminui muito a probabilidade de se produzir na cozinha alguma coisa digna de nota.
No entanto...
Às vezes...
As forças cósmicas do universo [pra não dizer os deuses] conspiram a favor. Pô, tava demorando, né? Já tava achando que não ia mais rolar.
Levantei da frente do computador aos primeiros sinais de fome para ver o que poderia ser feito pensando logo em um arroz com pinhão, que já estava cozido na geladeira a algum tempo. Só que olhando para eles achei que já haviam esperado tempo demais para serem utilizados e resolvi não arriscar.
Com o pinhão fora do jogo só restou uma lata de atum para fazer com o arroz. Bleh!! Isso tava com maior cara de mexidinho, juntadinho e outras coisas que combinam o que se tem a disposição torcendo para que seja comestível de alguma forma. Longe de mim denegrir a imagem da comida de improviso e de aproveitamento, mas que é uma loteria às vezes, isso é. E que às vezes dá errado, isso também dá.
Ideia, ideia, ideia...
Posso melhorar isso de alguma maneira. Tinha pensado em usar gengibre e shoyu para puxar o prato para algo mais oriental. Tá pode ser, mas também podia radicalizar na ousadia e tentar o impensável para uma comida de emergência: destrancar o preciosamente guardado açafrão.
Não queiram minha cabeça por blasfemar contra alguma regra sagrada da culinária. Nem me colocar na fogueira por desperdício, sacrilégio ou ostentação [termo da moda]. Foi uma opção meio que improvisada e que nem pode ter sido a melhor, mas era um risco que teria que correr.
Fazendo uma rápida pesquisa.
"O que você prefere, gengibre ou açafrão?"
"Açafrão, não sei direito se lembro do gosto."
Nada como as explicações mais simples para os fatos complexos da culinária. Vamos de açafrão. Mas não somente...
Meia xícara de arroz foi cozido em um caldo que levou alho, cebola, pimenta e 1/2 lata de atum refogados em azeite. Açafrão, claro!. Azeitonas pretas, sal e pimenta do reino. Somente isso e para finalizar pedaços da outra metade da lata de atum.
Ficou ótimo, surpreendente para a rapidez com que foi feito, mas o melhor foi a combinação do prato com um suco de lima da pérsia, gengibre e água gasosa.
Almoço de emergência mas nem por isso negligenciado.
Existem 1.475.876 sites sobre gastronomia, culinária, receitas e afins... Desses, eu frequento com certa regularidade pelo menos uns 598.009... Mas, nem sempre, para não dizer quase nunca, as receitas que vejo são seguidas à risca... Às vezes, mudo um ingrediente, às vezes, pego um pouco de umas três ou quatro receitas... Criei esse blog de mim para mim mesma como uma forma de ter sempre um lugar para lembrar quais receitas funcionaram, de quais eu gostei e como foram feitas por mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário