sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Em busca do bolo de limão perdido.

Tudo começou há muito tempo atrás com um bolo de limão bem executado e bonito, mas sem anotação de receita ou fonte. Isso eu já falei aqui. Desde então, ter limão em casa - inda mais os sicilianos - equivale a ter mais uma chance de achar a receita perdida e perfeita de bolo de limão. Este post é um exemplo disso. 

Tinha um último limão siciliano na geladeira e fui insistentemente atrás de outras receitas de bolo para usá-lo. Várias opções e nenhuma certeza, mas algumas conclusões acerca dessa nova pesquisa. De tudo que aparece após uma busca Google sobre o tema, grande parte é irrelevante e outra é parte considerável é de receitas batizadas de bolo de limão, mas que não passam de um bolo simples com cobertura de limão. Ora, pra adjetivar qualquer coisa como "de" alguma outra coisa, essa primeira tem que contar com a segunda na composição, ou seja, um bolo "de limão" tem que levar limão na massa, do contrário é apenas bolo. Bolo com limão, com cobertura de limão, não importa, desde que a nomenclatura não atrapalhe a pesquisa alheie e nem confunda os mecanismos de busca.

Enfim, fiz mais uma receita do Technicolor Kitchen que levava buttermilk e mais farinha do que a primeira. A receita é essa aqui e fiz as seguintes modificações: pus apenas 150 gramas de manteiga, 340 gramas de açúcar, 3 ovos e 60 ml de suco de limão siciliano. Poderia ter colocado mais suco de limão, porque não achei azedo o suficiente.

O bolo ficou muito bom, alto e saboroso, embora tenha perdido um pouco da sua fofura quando esfriou. De todo modo, ainda não era esse o bolo perdido. Essa busca está sendo muito apreciada pelo devorador de bolos que mora comigo, já que os testes sempre resultam em mais e mais bolos para serem comidos ao longo de no máximo dois dias.


Essa casquinha ficou muito crocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário