9:32 AM Luciana: ei, podiamos ir ao cinema
o q achas?
9:33 AM me: Pode ser
o que tem passando de bom
Luciana: acho q nada...rsrsrs
vou tentar pesquisar
ta ocupada ai
9:36 AM não recebi nada seu no talk
9:37 AM me: vc não tinha um troço pra fazer hoje?
9:38 AM Luciana: teho, mas acho q vai ficar só na parte da tarde
9:40 AM me: a gente podia fazer uma coisa gostosa pra jantar e ver filmes
já volto
9:43 AM voltei
to no cafe
Luciana: rsrsrs
22 minutes |
10:06 AM Luciana: tomou café????
o q vc vai fazer de gostoso lá em casa, então]
10:54 AM me: sei lá
10:55 AM o que vc quer comer e não sabe fazer
10:56 AM e o que você quer ver
Luciana: VAMOS NOS CONCENTRAR NA COMIDA, ACHO Q É MAIS IMPORTANTE
rsrsrsrs
me: blz
10:57 AM Luciana: pq assisitri algo, vai depender da minha frequencia de sono
10:59 AM me: então decidi ae
Luciana: fala tu
11:00 AM lá em casa só tem...deixa eu me lembrar
hummm
nada
me: ok, então a gente compra uê
tem mercado não
11:01 AM Luciana: então, por isso q to perguntando qual será o menu
pra eu passar no mercado antes d eir pra casa
q tal pizza de pão de forma integral lingt de 100000 grãos
11:02 AM me: po ta me sacaneando
Luciana: rsrsrsrsrs
sabia q vc ia adorar
é facinho de fazer
e fica bom
11:03 AM então agora vc sugere
11:08 AM Luciana: ai, ai, ai
11:09 AM fala o q tenho q comprar chef
11:10 AM me: sei lás
a gente se vira então com o que tem
11:11 AM Luciana: hahahahahaha
me: cozinha de acampamento
Luciana: ok
11:14 AM me: desafio: cozinhando sem recursos em cozinha alheia
vai pro blog
11:15 AM Luciana: rsrsrsrs
palhacita!!!!!
11:16 AM pensei agora num risoto
o q achas?
11:18 AM me: muito bom
de que?
tem arroz na sua casa?
11:20 AM Luciana: tem arroz, alho, uns temperos lá que já me lembro quais são (daqueles de saquinho), cebola
e...
me: legumes?
11:21 AM Luciana: tem vagem cozida, q fiz ontem a noite
e uma cenoura tb
acho q acabou
me: podemos fazer risoto de vagem e cenoura
tem manteiga?
11:22 AM e queijo?
11:23 AM Luciana: tem margarina, serve?
e azeite
posso comprar o queijo
pode ser qlq hum
me: serve
parmesão
?
pode ser de saquinho
Luciana: ok
me: blz, então fechou
11:24 AM tem ovo?
Luciana: montado nosso cardapio de jantar especial de sobrevivencia em cozinhas alheias sem recursos
tem ovo
me: viu eu to ficando boa nisso
ótimo, vagem combina com ovo
ontem jantei o que tinha em casa com apenas alface e batata
11:25 AM Luciana: kkkkkkk
não tô dizendo q vc ta passando necessidades
me: não é necessidade é preguiça mesmo
Luciana: eu sei bem q é isso
11:26 AM então ta pronto mesmo nosso jantar
11:27 AM me: ok, quando sair eu te ligo para saber as coordenadas
Luciana: kkkk
ta bom
Depois de todo esse inquérito resolvemos o cardápio e fomos cada uma fazer as atividades chatas de trabalho que antecediam o jantar de quinta-feira. Detalhe que está é a mesma amiga querida para a qual prometi muffins na quarta. Tudo porque ela tava reclamando publicamente que não tinha comida em casa, causando uma grande sensação entre amigos e conhecidos do Facebook. Levei os muffins e ainda descolei uma jantinha muito da boa com os ingredientes que ela dispunha.
O calor estava de matar e a sensação térmica de umidade deixando o nosso humor levemente abalado. Quando cheguei na casa alheia lá estava ela prostrada no sofá seguindo o ventilados com o corpo e olhando vagamente para a televisão. Eu estava um caco, havia trabalhado três dias, mas pareciam 75, acabara de voltar de férias e o trânsito e a temperatura tornaram essa curta semana em um pequeno pesadelo pessoal.
Entretanto, nada como visitar velhos e bons amigos, dar umas gargalhadas de coisas que só fazem sentido para os que te conhecem e cozinhar como uma forma de fazer as coisas ficarem melhor. Acho que realmente estava precisando de um pouco disso, já que o processo de retorno ao trabalho é um grande trauma - e não só pra mim aqui em casa -, fazendo da vida da recém-retornada dos dias felizes de ócio uma grande frustração. A noite foi ótima, vimos uma monte de programas de comida - tudo bem que foi zapeando entre todos os canais, pois a Lu não consegue ver TV concentrada. Fizemos salada de frutas e um risoto de cenoura com vagem com poucos recursos temperísticos e nos movendo nuns 20% do que seria minha cozinha. [Ela vai ficar brava quando ler isso, mas é a mais pura verdade] Ah! E também teve a mais deliciosa salada de tomates e alface que já comi em toda minha vida! [Foi a Lu quem fez e não quis dar a receita]
Esqueçam o risoto, olha que prato lindo! |
Pra não dizer que não falei de comida segue a receita do risoto. Refogamos duas cenouras com alho no azeite. Enquanto isso, coloquei para ferver cerca de um litro de água com alguns dos temperos de saquinho que ela disse que tinha lá na conversa. Tinha um monte de temperos de saquinho, alguns até repetidos, usei apenas o que eu consegui identificar como óregano e cominho. Embora eu possa ter me enganado com isso também. Depois que a cenoura refogou um pouco juntei o arroz [uma xícara e meia pra poder sobrar pro dia seguinte - eu falei que risoto é pra comer na hora, mas alguém não ouviu] e fui colocando água e mexendo como é próprio para um risoto. Hoje eu acho que deveria ter cozinhado um pouco a cenoura antes de colocar o arroz, de modo que ela desmanchasse e deixasse o risoto um pouco mais cremoso. Quando o arroz estava cozido juntei a vagem duas colheres de requeijão e um punhado de queijo parmesão, que poderia ter sido mais generoso. Ficou muito bom e ainda fizemos um pouco de couve refogada e bem torradinha pra acompanhar.
Só tive que ficar ouvindo até o sono ser mais forte que a vontade de conversar que: "Eu nunca vi risoto sem frango! Por que você não falou que era pra comprar frango? Etc, etc, etc... E mais algumas frases com frango no meio." Tenho que responder que eu nunca vi ninguém ter um monte de tempero arquivado em casa e não saber qual é qual na hora de usar. Pois é, é isso mesmo que acontece. "Como você sabe qual é o tempero em cada vidro, Luciana? Eu não sei, vou colocando um pouco de cada um."
Depois do jantar ainda dei uma limpeza no computador dela e pedimos produtos da fazenda de orgânicos aqui perto de casa. Amanhã levarei para a Lu o bouquet de ervas que ela pediu e do qual eu fiquei tomando conta neste fim de semana para que não murchasse.
O jantar e o clima [da conversa, porque a temperatura...] foram muito bons e tenho certeza que foi o desafio culinário mais divertido que eu já fiz, superável apenas pelo próximo nesse mesmo estilo que ainda faremos, de preferência num dia em que o estresse esteja elevado no trabalho. Ou apenas por diversão! As fotos estão com a Lu e vou ficar aguardando ela me enviar para poder atualizar aqui. O tema das fotos ficaram tipo jantar improvisado em cozinha alheia com cara de revista de decoração. Com o povo falando: "Vai cortar o meu prato chic da foto?"
A unica coisa que tenho a declarar: o risoto sem frango, ficou uma delícia!!! E ainda almocei ele no dia seguinte!!!
ResponderExcluirE sim, vc ñ deveria ter colocado detalhes tão intimos (TV, tamanho da cozinha, e produtos da despensa)...rsrs
ResponderExcluirPrimeiro, foi você quem disse no Facebook que não tinha comida em casa. Segundo, esse é um blog de memórias e elas devem ser fidelíssimas. Rs
ResponderExcluirO risoto realmente ficou delicioso...mas a participação do prato, realçou aind amais a beleza do menu!!!
ResponderExcluir