quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cardápio do fim de semana e uma receita rápida de cottage

Estou pensando em qual será o cardápio do fim de semana e por enquanto a disposição de me manter #comendo melhor permanece. Acho que é pelo fato de escrever isso aqui sempre, o que provoca uma sensação de ter que dar exemplo e andar na linha - nesse caso para mim mesmo.

Seguindo meus dois novos mantras, a saber [isso é muito acadêmico],

1. Reduzir a quantidade de porcarias que entram; e
2. Acabar com os alimentos que já tenho em casa.

estou bolando algo para o cardápio do fim de semana que seja saudável e não me faça ir ao supermercado. Tenho a impressão que todos tem se resignado a mesma tarefa, pelo menos nos blogs que acompanho pelo RSS. Parece uma saga anti-desperdício, muito recomendável, é claro, e que vai se espalhando por aí.

Bom, ao cardápio!

Como ouvi certos resmungos carinhosos sobre o fim de semana saudável que não quer acabar resolvi que vamos flexibilizar um pouco e comer bem, mas sem ser puritana. Então, atendendo aos pedidos de pizza, estou pensando em improvisar uma receita que funcione como pizza, mas que leve o polvilho azedo da tapioca. Uma mistura entre as duas coisas e também um treino das minhas habilidades motoras para fazer os discos na frigideira. O recheio eu não sei ainda, mas vou pensando.

Além disso, macarrão com molho de rúcula, pois também tenho o ingrediente na geladeira. De resto eu não sei, ainda estou pensando.

A receita de hoje é uma adaptação que fiz ontem para um sanduíche e deu certo, pelo menos em sabor. Ainda vou testar no quesito perecibilidade, porque o creme que foi feito ontem já acabou.

Uma das dúvidas que assolam o planeta há milênios aqui em casa [creio que da minha parte apenas porque a outra parte que habita este lar está conformada com a margarina e o queijo] é o que passar no pão no lugar da margarina ou da manteiga. Principalmente pela manhã, pois a pasta de soja temperada não funciona com café.

Minha escolha recente tem sido o queijo cottage, que todos gostamos e funciona muito bem com os diversos líquidos, acontece que o substituto não é dos ingredientes mais baratos do supermercado. Tudo bem que não custa uma barra de chocolate Calleubat (que descobri recentemente e considero proibitiva para o meu padrão), mas se considerar que vai ser usado todo dia e mais de uma vez, visto que temos um consumo elevado de sanduíches, se torna um pouco dispendioso. Daí surge a adaptação. Simple e rápida: 1 pedaço (daquele tamanho padrão do mercado) de ricota amassada e um pote de iogurte integral. Mistura e já pode passar no pão.

Os mais atentos perceberam que esse foi o recheio do quibe de forno desse post. Funcionou bem como pasta e recheio e ainda dá pra temperar, pois no sanduíche de carne assada, rúcula e esse creme eu processei o iogurte com hortelã e ficou muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário