Ou um pão para impressionar marido.
Updated [25/09/2011]: Mudei o título a pedido da amiga para quem este post foi feito porque, segundo ela, ele tinha um teor machista e ofensivo. Embora fosse muito mais engraçado.
Para uma grande amiga que pediu insistentemente e por diversos canais [ao vivo, por e-mail, pelo Google Talk, pelo Facebook] essa receita.
Updated [25/09/2011]: Mudei o título a pedido da amiga para quem este post foi feito porque, segundo ela, ele tinha um teor machista e ofensivo. Embora fosse muito mais engraçado.
Para uma grande amiga que pediu insistentemente e por diversos canais [ao vivo, por e-mail, pelo Google Talk, pelo Facebook] essa receita.
A receita original veio do blog La Cucinetta que tem muitas receitas de pão. Esse guardava a promessa de ser bem fácil de fazer, ou seja, uma espécie de receita "for dummies". Já fiz ele várias vezes e de fato, nunca foi desastroso, embora alguns pães tenham ficado melhores que outros, mas nessa época eu ainda não registrava minhas impressões culinárias. Fiz esse pão foi para o café da manhã quando recebi a visitas de amigos para o fim de semana. foi daí que surgiram os pedidos da receita, então vou postar a mesma que foi feita para aquela ocasião com as minhas pequenas modificações dos ingredientes usados.
Primeiro faça a base com os líquidos e o fermento. Junte 1 xícara de leite aquecido rapidamente no microondas [30 segundos e se o dia estiver quente nem precisa] mais 1/2 colher de sopa de fermento biológico "não é pó royal" seco [meio pacotinho daquele quem vem em sachês de 10 gramas, tá?] e 1 colher de chá de mel [também já fiz com melado e ficou muito bom]. Homogenize a mistura e deixe descansar por uns 5 minutos até a reação do fermento acontecer. Apesar da linguagem técnica apropriada não é para fazer no becker, tudo bem? Até porque ele não tem graduação de xícaras. Em um outro recipiente coloque 3 colheres de sopa de manteiga e derreta por 30 segundos no microondas [e veja mais uma incrível função para o seu microondas].
Ainda fazendo a base líquida, coloque em uma tigela "não é bowl" grande, o leite com fermento, a manteiga derretida, 1 ovo inteiro menos a casca e misture bem. Agora vem a hora das farinhas. Geralmente utilizo 2/3 de xícara de farinha integral e 2 xícaras de farinha de trigo comum. Não uso 3 xícaras de farinha comum como indica a receita porque acho que fica muito seco, então sempre faço o seguinte procedimento: junto os 2/3 de xícara de farinha integral no líquido e misturo até incorporar, graduo [meço é muito feio] 3 xícaras de farinha de trigo, coloco 1 xícara e meia de farinha de trigo na massa, coloco 1/2 colher de chá de sal, misturo bastante já com a mão [importante, usar apenas uma mão para mexer pois você vai precisar da outra limpa para colocar mais farinha sem melecar tudo], a partir daí vou acrescentando 1/2 xícara de farinha de trigo por vez, amassando bem e testando. Nessa hora, você também pode usar a pia para ir sovando ela. O ponto certo é a massa soltar das mãos mas ficar ainda um levemente grudenta, de modo que ao apertar ela grude na mão e em seguida solte sem deixar resíduos. Acho que 2 xícaras e 1/2 são suficientes para essa receita, então resista bravamente a tentação de colocar mais farinha. Tente conseguir o ponto amassando primeiro. É fácil, vai por mim.
Depois dos amassos, vem o tempo de reação/ fermentação. Disponha a massa na tigela cubra com um pano de prato e coloque para descansar [eu uso o forno com a lâmpada acesa para isso, mas porque aqui é frio] por 2 horas. Enquanto isso, você pode fazer outras coisas variadas como limpar os armários, entrar na internet, tomar banho, comer alguma coisa, ou qualquer atividade que lhe agrade e que não faça você esquecer da massa completamente [então não pode ficar vendo esses programas esdrúxulos na televisão].
Vencida mais esta etapa, é hora de moldar a massa no formato "pão". Para isso é necessário ter uma forma tipo bolo inglês ou pão de forma que faz mais sentido untada com manteiga. Essa forma é aquela comprida e estreita. Primeiro retire o ar da massa amassando ela com os punhos. Depois abra ela com as mãos formando um retângulo em que a parte mais estreita seja do mesmo comprimento da forma. Enrole ela duas vezes e vá rolando até moldar no tamanho da forma. Aperte bem as extremidades para não abrir no forno e coloque a parte que ficou com uma fenda no rolo para baixo. Deixe descansar por mais 1 hora e nos últimos 20 minutos do descanso acenda o forno para pré-aquecer. Coloque o pão para assar a 200º graus até ficar com a casca dourada. Teste para ver está pronto retirando pão do forno, da forma e batendo com os nós dos dedos na parte de baixo. Se o som for de oco é porque tá pronto, caso contrário volte para o forno e teste novamente antes de sentir o cheiro de queimado.
Ao sair do forno, retire o pão da forma e deixe esfriar, de preferência sobre uma grade, mas na falta dela eu coloco sobre um pano ou sobre a tábua de madeira. Depois é só testar para ver se ficou bom.
Essa post foi escrito em homenagem a amiga que pediu insistentemente a receita, por isso alguns termos só serão compreendidos por ela mesmo. Essa é pra você, Lu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário