Pra começar, eu nem ia publicar essa receita porque ela é bem simples de fazer, mesmo. Mas pensando em algumas pessoas que não sabem o porquê do microondas habitar uma cozinha - não é mesmo - resolvi deixá-la aqui e alertar os desavisados [a desavisada, na verdade] sobre este prático eletrodoméstico.
Esse post pode até virar uma série: Se tem microondas, use-o!
Especialmente dedicado a pessoa que vive reclamando que não sabe usar e que só serve pra esquentar leite.
Simples assim, pegue batatas de médias para grandes. Na minha conta é uma batata por pessoa, mas se a cozinheira tiver que alimentar serres humanos não tão comedidos assim, podem ser duas por pessoas. No meu caso, foram três batatas médias e não sou eu a pessoa que exagera na comilança.
Não é pra tirar a casca da batata, mas em compensação, tem que lavar bem, né? No mínimo! Então coloque-as em um refratário que possa ir ao microondas [dãã] e coloque lá dentro. Agora vem as instruções complexas sobre o dito aparelho.
1. Feche a portinha, não esqueça.
2. Se o seu micro for modernoso, vai ter um botão escrito batata, com o desenho da leguminosa. Aperta ele.
3. E vai apertando o botão escrito porção até mais ou menos a quantidade em gramas que você supõem ter em batatas.
3.1. Se não tiver esse botão, não é preciso se desesperar, basta colocar em potência alta de 10 a 15 minutos [três batatas].
3.2. O controle de prevenção de catástrofes recomenda que você, na primeira vez, coloque 10 minutos apenas.
4. Espere o bicho apitar e confira o resultado.
4.1. Com uma faca, espete uma das batatas e veja se a faca entra com facilidade [sinal que estão macias]. Se sim, a primeira etapa está pronta. Se não coloque no microondas de novo e vá acrescentando mais 3 minutos por vez e conferindo.
Não esqueça de anotar o tempo total para não precisar ficar nesse vai não vai da próxima vez.
A batata vai estar quente, então pegue-as com cuidado enrole ela em um pano de prato e de um soco nela [nem muito forte, nem muito fraco], o suficiente para que a casca se rompa e você consiga ver seu interior desfarelando.
É interessante ter algum recheio nessa história, então é possível fazer qualquer coisa que se tenha disponível no momento: frango, atum, presunto, até salsicha. Mas a minha recomendação é um pouco de manteiga ou ricota com alho [o meu caso foi o último]. Para fazer tanto um quanto o outro basta misturar alho espremido a manteiga ou ricota. Mas atenção, nesse passo coloque apenas um dente de alho para duas colheres de manteiga ou 200 gramas de ricota e não faça como eu. Não coloque três dentes de alho para não ficar com bafo mata-vampiro.
Feito o recheio, despeje sobre a batata ainda quente e: se estiver com pressa, sirva assim mesmo; se estiver sem pressa, coloque um pouco de queijo derretível [mussarela ou parmesão] por cima e coloque no forno para gratinar.
Comentários finais: A versão sem pressa é bem melhor e a versão rápida fica melhor com molho de manteiga ou cremoso.
Este foi um post da incrível série: Se tem microondas, use-o! A seu favor!
Existem 1.475.876 sites sobre gastronomia, culinária, receitas e afins... Desses, eu frequento com certa regularidade pelo menos uns 598.009... Mas, nem sempre, para não dizer quase nunca, as receitas que vejo são seguidas à risca... Às vezes, mudo um ingrediente, às vezes, pego um pouco de umas três ou quatro receitas... Criei esse blog de mim para mim mesma como uma forma de ter sempre um lugar para lembrar quais receitas funcionaram, de quais eu gostei e como foram feitas por mim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário