Esse é o primeiro post de uma receita que não fiz ainda, mas a intenção é nobre. Salvar o frango de Natal da amiga com dotes culinários ainda não desenvolvidos. Veja bem, eu disse ainda. É a minha boa ação desse ano.
Vou direto ao frango, porque não temos tempo a perder já que estamos a apenas 15 horas de comê-lo. Mais um desafio para essa receita? Não faço ideia dos ingredientes que a pessoa tem em casa - exceto o frango, é claro - então terei que apostar no óbvio para passar a receita.
Pela primeira vez também vou passar ela assim igual a programa de TV. Você vai precisar de:
Força, coragem, determinação, e
1 cabeça de alho
1 cebola cortada em rodelas
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de mel
1 limão ou 1 cálice de vinho branco
Bacon em fatias
molho shoyu [se tiver fica muito bom]
azeite
pimenta do reino
sal
"Pré-parativos"
Lave o frango para retirar todo o "temperado" que a embalagem diz que ele tem [o mundo seria um lugar perfeito se as embalagens não mentissem pra nós] e reserve. Corte a cabeça de alho ao meio, sem descascar, no sentido contrário ao dos dentes. Agora descasque uma banda do alho e reserve a outra. Em um processador [pode ser aquele pequeno que você não costuma usar] bata os alho descascado, a mostarda, o mel, o shoyu e um pouco de sal. Se ficar muito grossa a mistura pode colocar um pouquinho de água na solução. Depois de processada junte uma espremida de limão ou o vinho [esses são os veículos da solução] e azeite a gosto. Pegue o frango reservado, tempere ele com sal e pimenta, inclusive a cavidade entre o peito e as costas, faça alguns cortes superficiais nas coxas e besunte o bicho com essa mistura. Lembre-se de passar um pouco da mistura por baixo da pele com cuidado para não rasgar. Recomendo nessa parte, colocar o frango dentro de um ou dois sacos para que o tempero se espalhe nele como um todo. Guarde esse frango na geladeira por 6 horas [ainda temos 9 horas para o final do prazo].
Preparativos
Depois do descanso no banho de sais, retire o frango da geladeira e disponha ele na assadeira forrada com as rodelas de cebola. Coloque a cabeça de alho cortada ao meio na cavidade do frango. Delicadamente, levante a pele do peito com o dedo e introduza as fatias de bacon entre a pele e a carne. Feche as pernas do bicho com barbante e ele já está pronto para o forno. Guarde a mistura que ficou no saco ou no pote em que ele descansou. Agora você já pode ir tomar banho.
Forno
Cerca de 4 horas antes de o frango ter que servido [só pra garantir] asse o frango da seguinte maneira. Pré-aqueça o forno, coloque o frango lá dentro e deixe assar em com o forno baixo [cerca de 200º se ele tiver termostato]. De tempo em tempo abra o forno e regue o frango com a mistura que sobrou. Você deverá fazer isso umas duas vezes de meia em meia hora. O tempo de cozimento varia, mas deve levar cerca de 1 hora ou 1 hora e meia para estar pronto. Nos últimos 15 minutos aumente a temperatura do forno para o máximo para dourar bem a ave.
"Pós-parativos"
Eu sei, estamos adiantados, mas é melhor do que estar em cima da hora com o frango no forno e cheia de incertezas. Depois de pronto, retire ele da assadeira coloque no local em que será servido e cubra com papel alumínio e um pano de prato para mantê-lo quentinho. O líquido da assadeira pode ser usado para fazer um molho, assim.
Retire a gordura que fica na superfície [ninguém quer frango com gosto de entupimento coronariano], coe o líquido em uma panela e leve ela ao fogo médio com mais uma colher de sopa rasa de mostarda. Deixe reduzir. O que significa que o líquido ira evaporar e o molho ficará com menor volume. Se já estive muito reduzido e ainda muito ralo, coloque uma colher de chá de farinha de trigo e mexa.
Agora acabou é só enfeitar e servir.
Depois eu publico a história por trás desse frango.
Existem 1.475.876 sites sobre gastronomia, culinária, receitas e afins... Desses, eu frequento com certa regularidade pelo menos uns 598.009... Mas, nem sempre, para não dizer quase nunca, as receitas que vejo são seguidas à risca... Às vezes, mudo um ingrediente, às vezes, pego um pouco de umas três ou quatro receitas... Criei esse blog de mim para mim mesma como uma forma de ter sempre um lugar para lembrar quais receitas funcionaram, de quais eu gostei e como foram feitas por mim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente, as dicas foram ótimas. O tempero ficou maravilhosos, todos gostaram...mas a aparência?!?!
ResponderExcluir